Fósseis
- puccamoraes84
- 2 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

Definir paleontologia.
Paleontologia é a ciência natural que estuda a vida no passado e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, e a formação dos fósseis.
Definição de fóssil
Os fósseis são restos de seres vivos preservados em diversos materiais. Essa preservação ocorre principalmente em rochas, mas pode ocorrer também em materiais como sedimentos, gelo, resinas, e cavernas e os exemplos mais comuns são ossos e caules fossilizados, conchas, ovos E.T.C
Processos de fossilização
Incrustação – Acontece quando substâncias trazidas pelas águas que se infiltram no subsolo, se depositam em torno do animal ou planta, revestindo assim o animal com tais substancias.
Mineralização – Acontece quando substâncias minerais se depositam em cavidades existentes em ossos e troncos.
Mumificação - Após a morte o ser vivo é envolvido por uma substância (como por exemplo o gelo) que permite a sua conservação
Moldagem- consiste no preenchimento das partes duras do ser vivo por sedimentos, ou da moldagem da parte externa das partes duras do ser vivo.
Recristalização - ocorre uma modificação na estrutura cristalina do mineral original. Isso faz com que o ser vivo se torne um fóssil, por causa desta troca da estrutura mineral da rocha e do ser vivo.
Carbonificação - ocorre mais comumente em restos vegetais ou organismos com partes moles. Tais restos acabam sendo esmagados pelo peso ou compactação da rocha ficando apenas uma película de carbono do organismo.
As marcas ou impressão- são os vestígios de actividades vitais dos seres vivos fossilizados,como pistas, tubos, pegadas, ovos, ninhos, e fezes.
Fósseis característicos, de idade e de fácies.
Fósseis de idade: O facto de uma dada espécie ter existido num curto período de tempo permite datá-la com uma certa precisão e consequentemente os sedimentos onde ficou preservada. São por este motivo chamados fósseis de idade. Portanto, se uma espécie existiu apenas num período de um milhão de anos, sabemos que os sedimentos onde esses fósseis foram preservados também tiveram que ter sido formados nesse mesmo período de tempo.
Fósseis de fácies: Servem para identificar o meio ambiente em que as formas dos fosseis viveram antigamente
Conhecer os princípios estatrigráficos: sobreposição, horizontualidade, identidade paleontológica,
Principio da horizontualidade - Os estratos sedimentares formam-se horizontalmente, isto é os sedimentos depositam-se horizontalmente á medida que vão chegando á bacia de sedimentação.
Principio da sobreposição- Numa sequência estratigráfica não deformada, um estrato mais recente sobrepõem-se a um estrato mais antigo oque significa que quanto mais profundo estiver um estrato mais antigo é, e quanto mais estiver superios na sequência mais atual é.
Princípio da identidade paleontológica- Dois estratos apresentam a mesma idade se apresentarem o mesmo fóssil de idade.
Ordenar acontecimentos relativos a processos de fossilização, de acordo com a sequência em que estes ocorreram na Natureza.

Imagem retirada do: http://portefolioscvg.blogspot.pt
Explicar o contributo do estudo dos fósseis para a reconstituição da história da vida na Terra.
-Identificar o paleoambiente gerador das rochas sedimentares ,
-O movimento dos continentes,
-A variação do clima da Terra
- Indústria do petróleo, em todo o mundo, utiliza-se também das informações oferecidas pelos fósseis para encontrar óleo, gás natural, etc.
Comments